Quantcast
Channel: Pra se Inspirar | por Nanda Castello |» Meu Dia de Blogueira
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

{Meu dia de Blogueira} Brincadeira de criança

$
0
0

Hoje a querida Ana Miotti vai dar uma super dica: MASSINHAS HOMEMADE!

Vamos lá!

**************************************************

Não é novidade pra ninguém que bebês e crianças precisam de estímulos e quem cuida delas tem que se re-inventar um pouco todos os dias. Não sou nada contra um vídeo, especialmente os musicais infantis que uso muito com minha filha Luiza, hoje com 1 ano e 7 meses. Mas é sabido que eles não oferecem todos os estímulos que uma criança precisa, então sempre busquei fazer muitas atividades diferentes com ela.

Uma dessas atividades é básica e que na verdade todos nós ja fizemos um dia:  brincar de MASSINHA DE MODELAR.  Hoje Luiza AMA e me pede quase todos os dias por elas. Ela diz: “massa, massa, massa!”. Sempre três vezes…rs.

Eu, particularmente, não via a hora de começar a brincar com ela com tintas, massinha, giz de cera, etc…

A primeira vez que brincamos de massinha de modelar ela tinha 1 ano e 4 meses. Eu tinha acabado de começar a adquirir brinquedos que simulassem a nossa realidade do dia a dia: panelinhas, utensílios de cozinha, frutas e legumes. E aí foi só diversão! Incentivava Luiza a montar pratos como podem ver nas fotos: bolo de cenoura com chocolate, torta de morango, omelete com espinafre, etc…. Ela amou e ficou realmente concentrada na brincadeira.

massinha de modelar (1)

Como até hoje ela leva tudo a boca, não tive duvidas em buscar uma receita de massa caseira. Há inúmeras delas pela internet em muitos blogs e sites com uma infinidade de dicas. No entanto busquei a mais pratica na primeira vez que fiz:

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, ½  xícara de sal,  ½ xícara de água e corante alimentício a gosto.

Modo de Preparo: Adicionar o trigo, o sal e água numa vasilha e vai amassando com as mãos (como se fosse uma massa de pão). Se achar que está muito seco vai adicionando água bem aos poucos até dar o ponto de uma massinha de modelar.

DSC00584

Separe em partes iguais e em cada uma delas adicione corante comestível liquido da cor que desejar.

DSC00586

Abra a primeira parte da massa na mão e adicione um pouco do corante alimentício.

Vai amassando com as mãos até o corante se misturar a massa por igual. A quantidade de corante é a gosto, até que fique no tom que desejar.

DSC00587DSC00589 DSC00591

Essa receita é super prática e muito rapidamente está pronta pra brincadeira começar. E se seu filho é um pouco mais velho, ele mesmo pode fazer do inicio ao fim.

Um ponto negativo que achei dessa receita foi o sal. Talvez por ela não ir ao fogo,  por mais que se amasse com as mãos você fica sentido os grânulos de sal. É como se ela ficasse esfarelando.

Por isso fui atras de nova receita. E ADOREI o novo teste! O inconveniente dela é que vai ao fogo. Então neste caso precisa sim de uma ajuda de um adulto no preparo, mesmo os mais grandinhos.

Ingredientes: 2 e ½ xícaras de amido de milho (popularmente conhecida como maisena), 1 xícara de sal,  1 xícara de água e corante alimentício a gosto.

Modo de Preparo: Adicione o amido, o sal e a água numa panela. Mexendo com uma colher dissolva a maisena e o sal na água. Assim que dissolver bem leve ao fogo baixo para engrossar. Como tem muito amido de milho rapidamente ela da o ponto de massinha. Não cronometrei mas foram no máximo 2 minutos ao fogo, mexendo sempre.

Deixe esfriar (processo que ocorre bem rápido também). E pra finalizar com as cores… fiz o mesmo processo da receita anterior. Adicionei em cada parte o corante comestível líquido e fui amassando até atingir a cor desejada.

Essa textura eu AMEI! Ficou uma massa gostosa de mexer, sem sentir o sal nas mãos.

Esse foi o resultado final!

DSC00599

Essas massas, em potes hermeticamente fechados duram bastante tempo.

O legal dessas receitas caseiras é que você sabe o que tem dentro, caso o seu filho leve a boca. Claro que não deixo Luiza ficar comendo, afinal de contas tem uma grande quantidade de sal na receita. Mas matar a curiosidade dela lambendo um pouquinho só não vai fazer mal algum.

Outra ideia legal é a possibilidade de usar receitas assim em oficinas durante festas infantis. Essas oficinas estão na moda e a criançada adora. Pra quem esta organizando sua própria festinha, pode montar uma oficina de massinhas com um adulto auxiliando as crianças no preparo que podem até levar pra casa no fim da festa.

Ultima dica….e se você quiser transformar essa receita em tinta, é só acrescentar mais água pra dar a textura e a forma liquida tinta. Fiz esse teste também e foi só farra! No fim minha pequena me ajudou até lavar o quintal. Neste caso, cole cartolinas no chão com fita adesiva e deixe a criançada se lambuzar. A tinta sai facilmente do corpo depois e somente com água.

tinta

Nunca esquecendo o principal…. os estímulos…. essas brincadeiras estimulam a criatividade e até mesmo coordenação motora. Sem contar a interação com os pais que participam da brincadeira com elas. Isso também cria laços que vão durar pro resto da vida.

Gostou do post? Clique no botão Amei ou deixe um comentário. Vou amaaar!

Por Ana Miotti


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images